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Microfranquia de limpeza de R$ 32 mil quer abrir 100 unidades em 2014

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Até meados do século passado, a figura da empregada doméstica só era presente na casa de pessoas ricas – nos outros casos, os afazeres da casa ficavam sob responsabilidade da esposa. Com o passar dos anos, as Amélias se foram e as mulheres passaram a ajudar na composição da renda familiar. Com isso, nem marido nem mulher têm tempo para limpar e cuidar da casa. Além disso, a PEC das domésticas reconheceu a profissão das empregadas, mas agora muitas famílias não têm condições de respeitar a lei. Esse cenário fez aumentar a procura pela contratação de serviços pontuais de limpeza e uma das empresas que surgiram para atender a demanda é a Clear Clean. Ativa desde abril, a empresa entrou no franchising no mês passado, com um plano ousado e preços convidativos: a microfranquia quer abrir 100 unidades até o fim de 2014. O valor para a abertura do negócio é de R$ 32 mil.

A empresa realiza limpezas em residências e pontos comerciais. Em casa, a Clear Clean faz limpezas pré-mudança e pós-obra, além de higienização de tapetes e carpetes, impermeabilização de estofados e organização de closets e guarda-roupas. As sessões são realizadas por uma dupla de profissionais.

A Clear Clean é comandada por Clovis Campos e Douglas Barbosa. A ideia para a criação veio de Campos, depois de uma viagem pela Europa com a esposa. O casal conheceu o conceito e acreditou que a “tropicalização” do serviço seria uma oportunidade de negócio. Em abril, a Clear Clean inaugurou sua primeira unidade, na zona oeste de São Paulo. Os donos da empresa não pensavam inicialmente na abertura de franquias. No entanto, houve muita procura pelos serviços da Clear Clean em regiões cuja distância fugia do raio de atuação previsto. “Percebemos a possibilidade de crescer e escolhemos a abertura das franquias, pois o sistema permite uma expansão mais rápida e com abrangência nacional”, diz Campos. Em novembro, a Clear Clean aderiu ao franchising. Um mês depois, a empresa fechou dois contratos, para uma unidade na zona leste da capital e outra em Sumaré, no interior paulista.

Para justificar a abertura de 100 unidades – sendo que nenhuma está funcionando – Clovis Campos enumera três fatores: o potencial de crescimento do setor, trazido pela falta de tempo e de dinheiro para ter uma empregada mensalista, a qualidade do serviço e o valor da franquia. “O mercado necessita do serviço e estamos estruturados para crescer de forma sustentável”, afirma Campos.

O investimento inicial para os franqueados é de R$ 32 mil. Metade desse valor é capital de giro, para fazer a empresa funcionar até que o negócio dê retorno. Segundo Campos, o dinheiro investido retorna à mão do empreendedor em cinco meses. O resto do valor é usado para o pagamento da taxa de franquia (R$ 10 mil), para a compra dos equipamentos e produtos de limpeza necessários e para bancar material publicitário, como panfletos, folders, cartões de visita e uma fanpage no Facebook. “A propaganda é importante para que o franqueado se torne conhecido na região e ofereça o serviço para mais gente”, diz Campos.

A Clear Clean não exige que o franqueado tenha um ponto comercial, mas uma base para os funcionários aguardarem pelos trabalhos e trocarem de roupa é necessária. No princípio das operações, o franqueado começa com uma dupla de limpadoras, mas a Clear Clean prevê que, em um ano de operação, as unidades tenham 20 profissionais.

Também nos primeiros passos do negócio, o franqueado tem o dever de fazer uma inspeção em todos os pontos atendidos, a fim de checar a qualidade do serviço prestado. Conforme a empresa cresça e o empreendedor não tenha mais como acompanhar todas as sessões, é preciso contratar um coordenador. “Este é outro diferencial nosso perante a concorrência”, diz Campos.

Pela limpeza de um apartamento de 100 metros quadrados, o franqueado recebe cerca de R$ 135. O valor cobrado por um ponto comercial é de R$ 80. Quem quiser contratar a Clear Clean pode solicitar um orçamento pelo site da empresa, pela página das unidades no Facebook ou por telefone. Outro plano da empresa é lançar uma central telefônica assim que a centésima unidade for aberta.

Saiba mais em: http://www.clearclean.com.br/franquia

fonte: http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2013/12/microfranquia-de-limpeza-de-r-32-mil-quer-abrir-100-unidades-em-2014.html

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