News Stories

Franquia pode ser alternativa para pequenos empreendedores

20110816210615!Jornal_hoje_logo

Começa nesta segunda-feira (18), a Semana Global de Empreendedorismo. Cento e trinta países participam do evento, inclusive o Brasil. São mais de três mil atividades gratuitas este mês.

O setor de franquias é uma opção para quem quer ter um negócio próprio. É possível começar com um investimento inicial de R$ 10 mil.

As exigências para quem quer ser dono de uma franquia começam bem antes de abrir as portas. Eduardo Morita, diretor de expansão do grupo Ornatus, alerta o empreendedor:

– É preciso gostar da atividade, por isso tem que pesquisar as franquias, e não apostar somente nas mais rentáveis
– Conversar com outros franqueados para saber como é a parceria e a assistência da marca.
– Ter muito claro que o retorno financeiro acontece entre o segundo e o terceiro ano da abertura do empreendimento.
– Na hora de investir é melhor ter um dinheiro guardado ou pedir ajuda à família e evitar os empréstimos bancários

O setor de franquias fatura R$ 103 bilhões por ano e as atividades que mais crescem são:

– Hotelaria e turismo.
– Limpeza e conservação.
– Informática e eletrônicos.

Fonte – Associação Brasileira de Franchising

Durante todo o ano, o Sebrae oferece  palestras gratuitas voltadas aos pequenos empreendedores os temas são: gerenciamento, planejamento empresarial, aproveitamento de oportunidades e também palestras para estimular a percepção de possibilidades  e tendências de negócios.

Para participar, o interessado precisa apenas fazer o agendamento pelo 0800 570 0800 e informar nome completo, CPF, telefone e endereço. São três palestras, todos os dias: às 9h, 10h30 e 15h.

Letícia Queiroz, diretora de serviços a empreendedores da Endeavor, participou de um bate papo aqui no site sobre empreendedorismo. Veja ao lado a íntegra da entrevista com dicas e orientações.

Nesta segunda (18), o IBGE divulgou os últimos números do empreendedorismo. Os dados são de 2011. O Brasil tinha 34.528 empresas, um aumento de 3,6% em relação a 2010. Essas empresas empregavam 5 milhões de assalariados e  entre 2009 e 2011 elas geraram 3,2 milhões de postos de trabalho.

fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/11/franquia-pode-ser-alternativa-para-pequenos-empreendedores.html

Leave a Reply