News Stories

Franqueado, a responsabilidade do negócio também é sua

100733078

A responsabilidade de quem pensa em investir em uma franquia inicia-se antes mesmo da decisão em comprá-la. Serão muitas as responsabilidades ainda na parte de pesquisa e ao se tornar um franqueado, elas serão ainda maiores. Tempo, dedicação, estudo, serão sempre essenciais por parte do franqueado. O franqueador é o seu suporte, seu apoio, seu braço direito, mas o negócio e o dinheiro investido é de quem empreende, portanto, cabe ao franqueado zelar pelo sucesso de seu negócio mais do que qualquer outra pessoa.

Engana-se quem investe em uma franquia pensando apenas que seu volume de trabalho diminuirá, muitas vezes, ele aumentará significativamente, principalmente no inicio das atividades. O resultado do negócio depende de você e diferentemente de ser demitido, ao ter uma franquia “quebrada”, você não apenas deixará de receber o lucro do negócio, como as chances de contrair dívidas advindas da franquia com problema serão muitas. Investir um uma franquia exige habilidades e comportamentos especiais como: atitude, liderança, dedicação e, sobretudo, gestão.

Ainda no processo de pesquisa por uma franquia, a responsabilidade está em conhecer o negócio. O investidor deverá analisar os números, histórico da empresa, experiência do franqueador bem como a saúde financeira da franqueadora. Também é importante analisar a equipe que será responsável pelo suporte e conhecer o feedback de franqueados que estão na rede e também os que já saíram dela. O sucesso de seu negócio está atrelado fielmente a essa parte da pesquisa. Não basta acreditar em tudo que o franqueador lhe diz, é necessário ir atrás das informações, e essa responsabilidade é sua.

Uma vez tomada a decisão de investir em uma franquia, outras responsabilidades serão adicionadas à sua missão. Investir na relação entre franqueado e franqueador é fundamental. Tal relação não deve ser de subordinação, mas deverá ser estimulada como uma parceria. É necessário seguir as orientações da franqueadora, porém, o sucesso de franquia e franqueadora depende de ambos, o que exige que cada uma das partes cumpra 100% com suas responsabilidades. Decisões serão tomadas, adequações propostas, correções de rotas e todos precisam estar trabalhando em uma mesma direção, para que as ações sejam fortalecidas e a marca se torne cada vez maior.

Mesmo com as orientações, consultorias, suportes e treinamentos oferecidos pela franqueadora, o franqueado precisará dedicar-se diariamente às atividades de acompanhamento, análise de resultados, melhorias no atendimento e na operação do negócio, além de atualizar-se sobre o setor, conhecer os concorrentes, entre tantos outros pontos. Decidir-se por ter uma franquia, é assumir uma nova vida cheia de novas responsabilidades. Lembra-se do que eu disse no começo? Não dá para transferir a responsabilidade do seu negócio para o franqueador. É o seu dinheiro investido ali e cabe a você estar à frente do negócio, buscando o sucesso a cada novo passo, a cada novo dia.

(*) Clóvis Campos é sócio e gerente geral da Clear Clean, rede de microfranquias com atuação no segmento de limpeza residencial, comercial e pós-obra.

fontes:

http://www.campograndenews.com.br/artigos/franqueado-a-responsabilidade-do-negocio-tambem-e-sua
http://www.jornaldedomingo.com.br/opiniao/detalheopiniao/425
http://www.dm.com.br/economia/2014/12/franqueado-a-responsabilidade-do-negocio-tambem-e-sua.html

Leave a Reply