Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/storage/e/9d/a1/site1371233007/public_html/blog/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/storage/e/9d/a1/site1371233007/public_html/blog/wp-includes/plugin.php on line 601

News Stories

Como limpar rejunte e manter os ambientes da casa mais bonitos

dicasdemulher

Além de deixar a cozinha, o banheiro, entre outros ambientes da casa com uma boa aparência, a limpeza de rejuntes é essencial para evitar o acúmulo de fungos e germes, sendo assim, uma questão de higiene e também de cuidado com a saúde.

 

A maioria das pessoas sabe, porém, que nem sempre é fácil manter o rejunte limpo, com “cara de novo”. Ainda mais quando ele é de cor clara, como branco e cinza, por exemplo, pode manchar com facilidade e fazer com que o cômodo pareça sujo (ainda que não esteja).

 

Na cozinha, por exemplo, os azulejos e os rejuntes sofrem com a gordura que sai durante a preparação dos alimentos (ainda mais quando estes são fritos); no banheiro, sofrem com a própria gordura da pele e de produtos de uso cosmético.

 

Porém, algumas medidas podem ser tomadas para evitar manchas, bolor e gordura no rejunte. Primeiramente, Alexander Gonçalves, engenheiro químico e Coordenador de Engenharia da Ceramfix Argamassas e Rejuntes, recomenda aplicar sempre rejuntes que possuam ação antifungo e antimofo em sua composição. “Na aplicação é importante verificar antes se existe alguma concentração de umidade na área onde será aplicada”, diz.

 

Além disso, de acordo com Dario Holetz Junior, Assistente Técnico da Ceramfix, é importante limpar periodicamente regiões onde possa ter uma possível concentração de gorduras, como por exemplo banheiros, cozinhas e áreas externas e piscinas.

 

Juliana Bellini, diretora de operações da Clear Clean, explica que para evitar manchas, acúmulo de gordura e bolor, é preciso manter o local arejado e tomar cuidado com alguns produtos: “principalmente na cozinha e no banheiro, como com óleo corporal, com os resíduos de sabonete, xampu e condicionador, que podem danificar e alterar a cor do rejunte. Quando cair algum resíduo no rejunte, recomenda-se limpar na mesma hora, principalmente gordura”, destaca.

 

Como limpar rejunte?

 

Quando o assunto é a limpeza do rejunte, surgem muitas dúvidas: quais produtos utilizar? Existem soluções caseiras para uma limpeza efetiva? Quais produtos não podem ser usados?

 

Vale lembrar, em primeiro lugar, da importância do uso de luvas na hora da limpeza. “É importante para não ter contato direto com o produto de limpeza e com a sujidade, trata-se de um equipamento de proteção individual (EPI). Alguns produtos podem causar reações como alergia e vermelhidão, de acordo com a pessoa. E a sujidade pode trazer danos também”, destaca Juliana.

 

Quanto à escolha do produto, existem atualmente diversas marcas que oferecem limpadores especialmente formulados para limpar e trazer de volta o brilho do rejunte. Há inclusive alguns com propriedades antifúngicas, para diminuir a incidência de mofo, os quais são bem indicados.

 

Esse tipo de limpeza, com produtos próprios para limpeza de rejunte, é a indicação da maioria dos profissionais. Algumas pessoas, porém, recorrem a soluções caseiras, mas, vale destacar: é preciso cuidado nestes casos, para não manchar/estragar o piso ou parede.

 

Caso opte por uma solução caseira, escolha uma área que fica escondida e faça o teste nesta peça para ver como o piso e rejunte reagem. Se não manchar, você dá sequência à limpeza.

 

Abaixo você confere algumas orientações dos profissionais e dicas para limpar o rejunte.

 

A primeira limpeza do rejunte

 

O engenheiro químico Gonçalves orienta:

 

– A limpeza do rejunte deve ser feito logo após a aplicação (o tempo de cada rejunte vem descrito na embalagem);

– Essa limpeza é fácil e deve ser feita somente com uso de uma espuma levemente umedecida;

– Se a limpeza não for feita logo após a aplicação e o rejunte secar sobre a peça, a limpeza só terá uma eficácia com o uso de produtos de limpeza para rejunte (existem várias marcas no mercado). É muito importante ler as instruções de cada um desses produtos.

– Cuidados especiais devem ser tomados com pisos porosos e antiderrapantes, como proteger a superfície do piso no ato do rejuntamento para evitar impregnação do rejunte na superfície do piso.

 

Manutenção: como limpar rejunte na cerâmica

 

Juliana passa as orientações:

 

– Borrifar o produto na superfície;

– Deixar o produto agir por alguns minutos;

– Usar uma escova específica que alcance o rejunte, pois esponjas e vassouras não alcançam a superfície. Utilize uma escova pequena, de punho, e com cerdas duras;

– Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

 

Manutenção: como limpar rejunte no porcelanato

 

Juliana explica que a técnica é a mesma para pisos cerâmicos, “porém, como o porcelanato é poroso, é preciso tomar cuidado com o produto utilizado, que pode manchar e até aderir à coloração da química se for um produto com uma cor muito forte”.

 

“A cerâmica tem uma película de proteção que o porcelanato não tem, por isso, este segundo pode absorver gorduras e manchar piso, por exemplo, se usado na cozinha. Por isso, sempre que cair algum resíduo, deve ser limpo na hora”, acrescenta a diretora de operações da Clear Clean.

 

– Borrifar o produto específico para porcelanato (e que não possua cor forte) na superfície;

– Deixar o produto agir por alguns minutos;

– Usar uma escova específica que alcance o rejunte, pois esponjas e vassouras não alcançam a superfície. Utilize uma escova pequena, de punho, e com cerdas duras;

– Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

 

Soluções caseiras para limpar o rejunte

 

Embora não seja o mais indicado, algumas pessoas, às vezes, na falta do produto de limpeza específico, apostam em “receitas caseiras” para limpar o rejunte, como as citadas abaixo:

 

1. Com vinagre

 

– Aplicar vinagre de álcool claro em todo o rejunte;

– Deixar agir por alguns minutos (no máximo 20) para que amoleça a sujeira. O vinagre não pode secar no rejunte;

– Esfregar o local com pano, esponja ou escovinha, sem que seja necessário fazer muita força;

– Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

 

2. Com bicarbonato de sódio

 

– Fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e água;

– Umedecer um pano limpo ou uma escovinha com a mistura e passar no rejunte;

– Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

 

Vale lembrar que estes são métodos caseiros. Caso queira arriscar, lembre-se de fazer antes um teste em uma pequena área, afinal, produtos ácidos podem causar danos.

 

fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/como-limpar-rejunte/

Leave a Reply