News Stories

Cuidados especiais ao escolher franquias baratas

logo_franquialab

As reportagens sobre franquias baratas estão por todo lugar. Você já deve ter visto as “10 franquias baratas para trabalhar em casa”, as “5 opções de franquias com investimento até R$25 mil” ou ainda uma seleção com “franquias que têm investimento de até R$50 mil”.

Estas reportagens atraem muitos leitores porque as franquias são uma opção para quem quer empreender com menor risco. E, como tem gente que acabou de comprar uma casa ou não quer arriscar todas as economias, as opções de franquias baratas, com menor investimento, são interessantes.

Agora, independentemente do motivo, você deve ter alguns cuidados especiais ao escolher uma das franquias baratas. E o exemplo da Ana é interessante para entender isso.

A Ana nunca encontrou uma pessoa que limpasse a sua casa da maneira que ela gostaria. Uma ficava o dia inteiro para limpar o seu apartamento de 50 m2 e ainda assim não ficava bom. A outra achava que tinha sido contratada apenas para lavar a louça, arrumar a cama e esconder o pó.

Aí ela pensou em montar uma empresa de limpeza doméstica. A parte operacional seria simples. Afinal ela mesma era muito boa e ágil na limpeza da sua casa.

Mas a Ana não tinha experiência na parte administrativa. Não sabia como abrir uma empresa ou como contratar funcionárias. Por isso, ela decidiu olhar as franquias de limpeza doméstica.

Foi fácil achar opções porque só no site da ABF (Associação Brasileira de Franchising) existem 9 redes de franquias: Clean Home, Clear Clean, House Maid, House Shine, Limpeza com Zelo, Maria Brasileira, Mary Help, Super Esposa e Vip House Mais.

Muitas destas empresas cresceram e se tornaram franquias depois da aprovação da PEC das domésticas em 2013. Mas, mesmo sendo um setor novo, hoje já existem mais de 300 franqueados no Brasil. Fora as pessoas que montaram empresas independentes.

Este crescimento rápido mostra que existe bastante mercado. Por outro lado, também dá para ver que é mais fácil montar empresas neste segmento. Como a parte operacional é simples e o investimento é baixo, não é difícil aparecer um novo concorrente.

Então, pensando na sobrevivência a longo prazo, é importante para a Ana encontrar uma franquia que tenha um produto diferenciado e/ou com patente que facilite a limpeza. Ou uma franquia tenha uma marca muito forte que atraia consumidores.

Cuidado 1: A necessidade de um menor investimento, como no caso das franquias baratas, facilita a entrada de novos concorrentes. Neste caso você deve ser mais criterioso em identificar produtos/serviços diferenciados para valer a pena investir na franquia.

Continuando o exemplo, imagine que a Ana investiu em uma franquia de limpeza doméstica e os resultados são excelentes. Aí ela encontra um amigo do seu trabalho anterior, que acabou de ser demitido da área de vendas.

Ela conta que os resultados da primeira unidade foram tão bons que ela já está abrindo uma segunda em outro bairro. E, conversando com o pessoal de expansão da franquia, soube que há uma oportunidade na cidade natal do seu amigo.

O amigo fica empolgado com as boas perspectivas financeiras e vê que o investimento é exatamente o que ele recebeu na sua demissão.

Como esse amigo é esperto, ele leu o segredo para ser aprovado em uma franquia de sucesso. E, conversando com a Ana, aprendeu sobre o setor e como se vender para a franqueadora. O resultado é que ele foi aprovado.

Infelizmente a história não tem um final feliz. Primeiro, ele descobriu que já não conhecia bem a sua cidade natal depois de tanto tempo morando em uma cidade bem maior como São Paulo.

Já não conhecia muita gente, tornando mais difícil a tarefa de trazer novos clientes. Os bairros mudaram bastante e o ponto escolhido acabou não sendo o melhor.

E ele descobriu que só gostava mesmo era de visitar a cidade em alguns finais de semana. Faltavam opções de restaurantes, culturais e outras coisas que as cidades maiores ofereciam.

E ainda tem mais. Ele não gostava nem um pouco do serviço de limpeza doméstica. Investiu apenas porque a Ana estava se dando bem. Mas ele nunca passou nem perto de uma vassoura. Imagina ele explicando para cada nova contratada como ela deveria limpar o banheiro…

Cuidado 2: Ter dinheiro apenas para as franquias baratas não deve limitar as suas opções. A escolha da franquia deve ser baseada no perfil adequado e não pela limitação do investimento.

O amigo da Ana poderia ter procurado um sócio para investir em um negócio que a sua capacidade de vendedor fosse mais utilizada, por exemplo.

Para ver se o investimento em franquia realmente vale a pena é necessário analisar todos os riscos. Para que o franquiaLab possa te ajudar, insira o seu nome e email nos campos abaixo que entrarei em contato.

fonte: http://www.franquialab.com.br/franquias-baratas-cuidados-especiais-ao-escolher/

Leave a Reply