News Stories

5 DICAS PARA MANTER A HIGIENE DOMÉSTICA E EVITAR DOENÇAS INFECCIOSAS

jatoba

Acredite: a maioria das doenças infecciosas é contraída dentro de casa, por falta de higiene domiciliar correta. Germes e bactérias são transmitidos por meio de alimentos, água, fezes, superfícies e pelas mãos. Segundo Priscila Kawazoi, técnica em desenvolvimento de produtos da Unilever, a maior concentração de bactérias encontra-se no banheiro de casa. Se a higiene não estiver em dia, uma bactéria pode se multiplicar chegando a mais de dois milhões em 7 horas. “Passamos muito tempo no trabalho e deixamos a higiene doméstica para segundo plano, o que acaba fazendo com que a limpeza seja mais superficial”, justifica.

De acordo com ela, os vilões são as bactérias, os fungos, os protozoários e os fungos. As bactérias podem trazer problemas como inflamação na garganta, infecções intestinais, dores no ouvido, etc.; os fungos podem gerar manchas na pele ou caroços, consideradas dermatites; os protozoários são transmitidos pelo uso de água contaminada e pode causar vômitos, diarreias, dor no estômago e enjoos; e os vírus passam de pessoa para pessoa ou de ambientes ou objetos contaminados para pessoas.

Idosos, crianças, pacientes que receberam recentemente alta do hospital e pessoas imunodeprimidas fazem parte do grupo de risco.

Levando em conta que o banheiro é o principal ambiente de transmissão de mais de 100 tipos de germes e bactérias, Priscila dá algumas dicas para limpar o ambiente de forma correta e evitar doenças:

1 . Quando a descarga é acionada, ela produz respingos que, em sua maioria, ficam dentro do vaso, mas também ficam dispersos no ar. As bactérias fecais permanecem por até 2h no ambiente e podem ir parar no botão da descarga, na torneira, na maçaneta, além de superfícies de pia, banheira e escovas de dente.

2 . A melhor forma de prevenção é evitar o contato direto e lavar muito bem as mãos após utilizar ou tocar o vaso sanitário. A descarga deve ser acionada apenas com a tampa do vaso fechada. Recomenda-se a limpeza diária de pisos e azulejos e uma boa higiene das mãos, o que pode evitar 80% dos casos de contaminação.

3 . O chuveiro e o box, se não são devidamente limpos, podem ser fonte de bactérias, especialmente se a água ficar acumulada no sistema quando o chuveiro não for utilizado. As paredes e a cortina do box também fornecem condições ideais para os fungos que, ainda que não sejam infecciosos, podem liberar esporos ou substâncias que desencadeiem alergias respiratórias, como asma. Para retirar a umidade das paredes e pisos do box dilua duas tampas de cloro em gel em 1 litro de água e esfregue com uma esponja. Use uma escova de dentes para limpar os cantinhos. Enxague e seque com a ajuda do rodo e um pano que não solte fios de tecido.

4 . O chão acumula resíduos da sujeira dos sapatos, o que o torna um ambiente propício à proliferação de germes nocivos à saúde. Para limpar e desinfetar, aplique cloro em gel com uma esponja e retire o excesso do produto com um pano úmido.

5 . O cantinho do pet é um dos lugares que mais acumulam germes. O chão pode conter diversos tipos de germes que são prejudiciais ao ser humano. Mantenha-o limpo com cloro em gel e lave bem as mãos depois de brincar com o animal de estimação. É preciso também lavar os brinquedos dos animais uma vez por semana.

fonte: http://www.universojatoba.com.br/bem-estar/sua-casa/5-dicas-para-manter-higiene-domestica-e-evitar-doencas-infecciosas

A Clear Clean utiliza de produtos de alta tecnologia, que não agridem o meio ambiente e tem um poder de limpeza superior aos produtos encontrados no mercado doméstico, aliada a uma metodologia moderna as limpezas realizadas pela Clear Clean evita qualquer tipo de contaminação cruzada.

Conheça nossos serviços, solicite um orçamento grátis através do http://www.clearclean.com.br/contato

Leave a Reply